Blog NSC

MEI deve entregar a Declaração Anual de Faturamento até dia 31 de maio – Escritório de contabilidade

Microempreendedor individual que não enviar o documento paga multa mínima de R$50 e perde benefícios.

Todos os Microempreendedores Individuais MEI, têm de entregar a Declaração Anual de Faturamento (DASN-Simei) até 31 de maio. O documento deve ser preenchido e enviado pelo Portal do Empreendedor e deve conter as informações de 2017. Este ano, mais de 7,7 milhões de MEI, têm de cumprir a obrigação. Quem não entregar no prazo, paga multa e perde benefícios até que a situação seja regularizada.

O preenchimento é simples e o próprio Microempreendedor Individual pode fazer pela internet, mas é preciso ficar atento à existência de guias mensais em atraso. Nesse caso, será preciso primeiro colocar em dia essas obrigações.

Na primeira declaração, os MEI podem contar com a orientação gratuita de um empresário contábil. Consulte a NSC contabilidade.

A multa mínima para quem não entregar ou o fizer fora do prazo é de R$ 50, mas pode chegar a 20% do valor total de tributos declarados – 2% por mês de atraso. Além da multa, o microempresário individual fica com os direitos trabalhistas e previdenciários suspensos. Se ele sofrer algum acidente que o impeça de trabalhar, por exemplo, não poderá solicitar o auxílio-doença.

Fonte: Fenacon

Rate this post
Gostou? Compartilhe este artigo
Fale com a NSC

Precisa de ajuda com a contabilidade da sua empresa?

Nossa equipe cuida da contabilidade, dos impostos e da rotina fiscal da sua empresa para você focar no que importa: o seu negócio.

WhatsApp Fale conosco!