Blog NSC

Caso o trabalhador faltar ou atrasar devido à greve, a empresa pode descontar do salário? Dúvidas contábil

Caso o trabalhador faltar ou atrasar devido à greve, a empresa pode descontar do salário?

Muitos dos trabalhadores estão lutando para chegar no emprego, já que a paralisação dos caminhoneiros afetou vários setores, principalmente nas áreas dos transportes públicos e aqueles que dependem do carro para trabalhar.

Mesmo com as dificuldades e paralisações, o empregado pode ter o desconto no salário se não comparecer no trabalho, pois tal situação não está previsto no Art. 473 da CLT.

Porém, muitas empresas são tolerantes a situação, não costumam realizar o desconto já que a culpa não é do empregado e possivelmente o desconto poderia ser revertido na Justiça. Mas cabe o trabalhador informar a empresa.

Vale lembrar que o atraso ou falta por causa da greve, não é suficiente para que o funcionário receba uma advertência, muito menos uma demissão por justa causa.

Há um projeto de lei que propõe alterar a CLT, proibindo o patrão de descontar a falta do funcionário por causa de paralisação total do transporte público. Atualmente, o projeto está na Câmara dos Deputados, mas não há previsão.

A lei considera atraso quando o funcionário demora mais do que cinco minutos além do horário determinado para chegar ao trabalho.

Consulte a NSC Contabilidade para maiores esclarecimentos.

Fonte: Jusbrasil
5/5 - (1 voto)
Gostou? Compartilhe este artigo
Fale com a NSC

Precisa de ajuda com a contabilidade da sua empresa?

Nossa equipe cuida da contabilidade, dos impostos e da rotina fiscal da sua empresa para você focar no que importa: o seu negócio.

WhatsApp Fale conosco!