Salário mínimo nacional fica em R$ 998,00.
Em edição extra do Diário Oficial da União, o presidente da República, Jair Bolsonaro, fixou o novo salário mínimo em R$ 998,00.
O novo piso nacional já está em vigor, em 2018, o mínimo era de R$ 954,00. A correção este ano, portanto, ficou em 4,61%.

De acordo com a Lei Orçamentária, o salário mínimo um acréscimo de R$ 52,00 em 2019. Mas, considerando o INPC mais baixo, esse valor ficou em R$ 44,00. Cada um real de aumento no piso tem impacto de R$ 300 milhões nas contas públicas, segundo a União. A economia com a mudança de reajuste supera os R$ 2 bilhões.
Por muito tempo, o decreto que reajusta o salário mínimo e, consequentemente, os benefícios do INSS foi publicado no fim de dezembro, com base na estimativa de INPC. Em 2018, o índice ficou em 2,07%. Desta vez, Michel Temer deixou a decisão para o novo presidente. Mas a inflação do ano passado somente será anunciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 11.
O reajuste do mínimo atinge também quase 25 milhões de aposentados e pensionistas do INSS que recebem o piso nacional. No entanto, para cerca de dez milhões de segurados que ganham acima do mínimo, a correção deverá ser feita só com base no INPC (sem o acréscimo do PIB).
Fonte: Extra



Fale conosco!